top of page

Auxílio Emergencial REPROVADO - O que fazer?


O prometido pela CAIXA é que, ainda, nesta semana, todos os inscritos através do app/site receberão o resultado da análise do seu pedido do auxílio emergencial.

3 (três) resultados possíveis para quem fez o pedido do auxílio emergencial:

(1) Aprovado

(2) Dados inconclusivos

(3) Reprovado


A CAIXA anunciou, ontem (20/04/2020), que agora será possível contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação, por meio do aplicativo.


A resposta da sua análise foi "dados inconclusivos"? Veja os possíveis motivos:

• marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro (ou seja, não indicou CPF dos dependentes); • falta de inserção da informação de sexo; • inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento; • divergência de cadastramento entre membros da mesma família; • inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito.

Meu resultado deu "dados inconclusivos". O que devo fazer? realizar nova solicitação.


Meu resultado deu "reprovado indicando o motivo". O que devo fazer? realizar nova solicitação ou contestar o motivo da não aprovação.


OBSERVAÇÕES:

1. Confira, novamente, se você cumpre realmente todos os requisitos para receber o auxílio.

2. Confira se seu CPF está regular, através do site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp . Confira, também, o CPF dos seus dependentes.

A exigência de estar com o CPF regular voltou a valer. Portanto, se o seu CPF estiver irregular será necessário providenciar a regularização para que o seu auxílio seja aprovado.

Como regularizo o meu CPF? na maioria dos casos é possível fazer isto de forma online, gratuitamente, pelo site da Receita Federal: https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/servicos/regularizacao-cpf

Em algumas situações, no entanto, pode ser necessário ir pessoalmente a um posto de atendimento para concluir a regularização.


Aviso: Cidadãos com CPF cancelado ou nulo NÃO poderão regularizar a situação. Nestes casos, é necessário entrar em contato com a Receita Federal para tirar um novo número de CPF.



PÚBLICO DO CADASTRO ÚNICO

A consulta do resultado da análise realizada pela Dataprev poderá ser feita a partir desta semana no aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial.

Sou inscrito no Cadastro Único e fui reprovado, o que fazer? solicitar nova avaliação através do cadastramento no aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial ou no site: auxilio.caixa.gov.br .



PÚBLICO DO BOLSA FAMÍLIA:

Os beneficiários do Bolsa Família também podem consultar se tiveram o benefício deferido por meio do app/site. Se o auxílio for aprovado, o beneficiário receberá o valor, que substituirá o do Bolsa Família, no dia já estabelecido pelo calendário tradicional do programa, conforme o último número do NIS.

Sou beneficiária do Bolsa Família e não fui selecionada para receber o auxílio emergencial, o que fazer? o beneficiário do Bolsa Família não poderá fazer uma nova solicitação pelo app/site, de acordo com o informado pela CAIXA.

Assim, caso sua situação tenha sido alterada e seu cadastro esteja desatualizado será preciso fazer uma atualização cadastral, comparecendo a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura de sua cidade.

Caso você não tenha como aguardar, procure o quanto antes a DPU. Você pode verificar como entrar em contato para ser atendido através do seguinte site: https://www.dpu.def.br/contatos-dpu



ATENÇÃO: Muito cuidado ao preencherem os dados solicitados no app/site, pois o aplicativo não está permitindo correções e sabemos que a análise está sendo bem demorada. Então, REVEJAM todas as informações, cada número lançado, para que o pedido não seja encaminhado com algum erro.


Comentarios


© 2021 por JOYCE CARVALHO

bottom of page